(11) 3030 4500

Cassio Cortes, apresentador e repórter do programa Acelerados, já começou a sua preparação para viajar em setembro para a “Terra dei Motori” (ou Motor Valley), uma das regiões mais famosas da Itália por sua íntima ligação com a engenharia de motores de alta performance.

A aventura de Cassio Cortes, porém, será um pouco diferente daquela que está acostumado em suas gravações para o Acelerados, que tem um canal no YouTube e passa aos domingos de manhã no SBT. Em vez do carro, ele vai visitar o Motor Valley de bicicleta.

Sim, Cassio Cortes vai pedalar uma 3R3 Aero, da Soul Cycles, fornecida pela Bicicletaria Faria Lima, em uma viagem organizada pela Special Trip, parceira da loja – você pode conferir mais aqui.

Cassio Cortes está sentado em sua bicicleta, a 3R3 Aero, da Soul Cycles, na loja, enquanto Igor Laguens tira as suas medidas para o bike fit

Cassio Cortes faz o bike fit com o acompanhamento de Igor Laguens

“Estamos indo para a ‘Terra dei Motori’ com a Special Trip. É um programa imperdível para quem é acelerado, para quem ama carro, para quem ama ciclismo”, disse Cassio Cortes.

“A gente vai explorar o Vale dos Motores da Itália, nas grandes marcas, como Ferrari e Lamborghini, num passeio ciclístico. Apesar que não vai ser bem um passeio, porque a gente vai puxar um pouquinho com as bikes de alta performance”, afirmou.

Uma superbicicleta na terra dos supermotores

Feita de carbono, a 3R3 Aero é uma bicicleta de estrada de alto rendimento, possui uma rigidez elevada e quadro aerodinâmico. Seus tubos são projetados para atingir grandes velocidades. A de Cassio Cortes vem equipada com rodas Mavic Aksium, componentes Controltech e câmbio Ultegra.

A bicicleta Soul 3R3 Aero, de Cassio Cortes, na loja da Bicicletaria Faria Lima

A Soul 3R3 Aero, do Cassio Cortes

Para se adaptar perfeitamente à bicicleta, o apresentador fez o bike fit com Igor Laguens, novo integrante da equipe da Bicicletaria Faria Lima e que atenderá na loja a todos que tenham interesse no serviço.

“Cara, estou muito feliz. Fiz um bike fit como eu nunca tinha feito. Parece que realmente a bike vestiu. Está é minha primeira bicicleta de carbono, então se a performance não melhorar, não vai ser por culpa da bike, vai ser por culpa do piloto [risos]”, afirmou.

Na Terra dei Motori, que fica na região da Emilia Romagna, no norte da Itália, Cassio Cortes e sua Soul Cycles vão se misturar a grandes marcas do automobilismo. Lá estão fábricas e museus de montadoras como Ferrari, Lamborghini, Maserati, Pagani e Ducati.

Foto da fachada do Museu Enzo Ferrari, no Motor Valley

Museu Enzo Ferrari, que fica no Motor Valley (divulgação)

Cassio Cortes conhece bem todas essas marcas, mas a bicicleta também está presente em sua vida há muito tempo.

“O meu pai fazia triatlo quando eu era bem novo, entre os 8 e 15 anos, então sempre tive uma bike speed em casa e sempre gostei de andar. Nunca fui um cara muito dedicado, no sentido de fazer provas, mas gosto de road bikes”, disse.

Cassio Cortes e a volta rápida

Antes de viajar para a Itália, Cassio Cortes terá outro desafio. Ele vai ocupar o lugar de Rubens Barrichello e gravar mais um “Volta Rápida”, quadro em que o piloto estabelece um ranking entre carros. Agora, porém, a história será um pouco diferente. Na vaga do automóvel entra a 3R3 Aero.

O desafio será no famoso autódromo Velo Città, localizado em Mogi Guaçu, que fica a cerca de 200 km de distância da capital paulista. A meta? Terminar o trajeto de 3.493 metros na casa de 4 minutos.

O circuito tem 14 curvas, 15 postos de sinalização e apresenta um desnível de 45 metros entre o ponto mais alto e o mais baixo da pista. O autódromo é homologado pela FIA (Fédération Internationale de l’Automobile) e pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

Imagem aérea do Velo Città

Imagem aérea do Velo Città (divulgação)