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A sua velocidade média no ciclismo é importante? O quão rápido você consegue pedalar? Essas são perguntas que surgirão em algum momento durante os seus treinamentos, principalmente quando você já se sentir preparado para alcançar um novo nível no esporte. Acompanhar atentamente a sua velocidade média no ciclismo é um modo importante de medir o seu desenvolvimento, habilidade e preparo.

Em um determinado estágio, você se sentirá pronto para aumentar a intensidade do seu pedal. E há muitos benefícios com isso. Será possível, por exemplo, ir mais longe em uma viagem gastando o mesmo tempo que você fazia em um pedal mais curto; em provas, conseguirá estar mais próximo dos primeiros colocados.

Para ter mais velocidade no ciclismo, há algumas boas dicas que você pode incorporar em seus treinamentos. Confira abaixo.

Velocidade média no ciclismo: ciclista pedala uma bicicleta da BMC em uma estrada sob um sol forte

Dobre os cotovelos e traga o seu tronco mais próximo do guidão para atingir maior velocidade

Posição do corpo

O vento é o seu maior oponente. Portanto, é preciso posicionar o seu corpo de modo a reduzir a sua área frontal e seu arrasto para que você consiga cortar mais facilmente o vento, como diz um artigo da revista “Cycling Weekly“. Não sente de forma muito ereta no selim. Dobre os seus cotovelos e traga o seu tronco mais próximo do guidão.

Com uma maior inclinação, a sua resistência ao vento será menor, uma vez que você diminuirá o seu tamanho vertical. Dessa forma, você conseguirá elevar a sua velocidade média no ciclismo. Lembre-se: quanto mais rápido você pedalar, mais importante será a aerodinâmica. De acordo com a “GCN” (Global Cycling Network), dobrar os cotovelos fará com que você economize até 14% da sua força. Para se adaptar a essa posição, é recomendado muito treino e alongamento a fim de evitar o desconforto.

Perca peso para aumentar sua velocidade média no ciclismo

Obviamente, quanto mais leve você estiver, mais rápido você conseguirá pedalar e maior será a sua velocidade média no ciclismo. Portanto, é preciso estar sempre em uma boa forma. Segundo a “GCN”, se um ciclista de 80 kg perder 5 kg, ele vai economizar 17 segundos em uma subida de 1 km com inclinação de 8%, pedalando em 250 watts.

Fique de olho na alimentação durante o percurso

Quanto mais rápido você pedalar, mais energia perderá. Então, é primordial que você não se esqueça de se manter bem alimentado e hidratado para manter os seus músculos em pleno funcionamento. Leve consigo isotônico, barra de cereal e gel de carboidrato.

Nutrição no ciclismo: dois ciclistas da equipe de triatlo da BMC estão sentados em um banco comendo uma barra de cereal

Ciclistas da equipe de triatlo da BMC se alimentam durante treino (@bmcvifittri)

Mantenha o ritmo

É importante manter um ritmo constante para aumentar a sua velocidade média no ciclismo. Se forçar demais no início, por exemplo, é possível que você perca as forças e chegue totalmente esgotado no final, prejudicando, assim, o seu rendimento e, consequentemente, a sua velocidade média.

“Pedalar acima do nível ideal de esforço em seu percurso irá drenar as suas reservas e levar a um tempo geral mais lento. Não se empolgue e evite esforços desnecessários”, diz a revista “Cyclist“.

Pedale em grupo

A “Cycling Weekly” mostra que pedalar em grupo contribui para o aumento da sua velocidade média pelo menos de dois modos. Primeiramente, ao dividir com o pelotão o trabalho de cortar o vento, você consequentemente irá mais rápido, assim como os demais. Além disso, estar acompanhado vai te encorajar a elevar o seu nível de esforço, visando sempre estar próximo daqueles que impõem uma velocidade um pouco maior em relação à sua.

Velocidade média no ciclismo: quatro ciclistas pedalam em uma estrada com asfalto molhado

Estar acompanhado vai te encorajar a elevar o seu nível de esforço

Mais aero

O seu preparo e treinamento são fatores importantes para você se tornar mais rápido pedalando, mas é sempre possível ir além do seu esforço. Roupas, capacetes, acessórios e bicicletas mais aerodinâmicas certamente ajudarão nesse processo.

Dê preferência para roupas desenvolvidas especialmente para ciclismo e apertadas. De acordo com a “Cycling Weekly”, o material dessas vestimentas é projetado para afastar o calor e o suor, tornando o pedal menos cansativo. Além disso, roupa folgada adiciona um monte de arrasto, o que faz você ficar mais lento.

Quando o assunto é a bicicleta, há hoje muitas maneiras de torná-la mais aerodinâmica, do guidão ao selim, do quadro à roda, etc. Cada elemento pode fazer uma grande diferença para o seu desempenho.

Tiros intervalados

Segundo a “Cycling Weekly”, a maneira mais rápida de aumentar a sua velocidade média é treinar em velocidades acima dela em tiros intervalados. “Claro que você não pode simplesmente sair e ir pelo seu percurso mais rápido que o habitual, pois você poderia se lesionar ou ficar sem energia. Em vez disso, os treinadores recomendam treinamento intervalado. Isso permite que você faça ciclos de tiros curtos em velocidades acima de sua média habitual e, em seguida, desacelere até se recuperar e iniciar o ciclo novamente”, afirma o artigo.

Bike fit

O bike fit certamente irá ajudar na maximização do desempenho e a eficiência do pedal. “Para quem busca performance, a gente tenta aproveitar ao máximo aquilo que a bike pode oferecer, seja aerodinâmica, agressividade ou potência. Nesse caso, deixamos de lado um pouquinho o conforto e vamos para a performance. Ajustamos a altura do selim, sapatilha, guidão e todos esses detalhes para poder render mais”, disse Igor Laguens, bike fitter da Bicicletaria Faria Lima.

Foto do bike fit na loja da Bicicletaria Faria Lima

O bike fit possui uma tecnologia de ponta